2014/02/28

PERCURSOS: Rui Elias


Quem é Rui Elias?

Um Lisboeta de nascimento e de coração, mas também Açoreano, por adopção e amor. Doutorado em Ecologia Vegetal pelo Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores e Docente Universitário desde 1999. Tem 41 anos e vive nos Açores há 23. É investigador no Grupo da Biodiversidade dos Açores (GBA).


O que destaca do seu percurso?

Talvez o facto de até agora ter conseguido conciliar uma intensa actividade docente com a investigação. Ter concluído o Doutoramento com 33 anos sem ter qualquer dispensa de serviço docente ensinou-me muito. Para além disso, sempre participei activamente nas actividades de gestão da Universidade, tanto no antigo Senado, como no Conselho de Departamento e na Comissão Científica, mas também nas Comissões Pedagógicas de cursos. Ter contribuído para a criação do Mestrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Água (recentemente creditado pela A3ES) é igualmente um motivo de orgulho. A integração no GBA foi um passo muito importante para a minha evolução científica, permitindo o desenvolvimento de linhas de investigação muito interessantes e multidisciplinares.


Onde se vê em 2020?

Sinceramente não sei! Nos tempos que correm não podemos ter certeza de nada. Onde eu gostaria de estar? Num local onde se premiasse o esforço daqueles que mais e melhor trabalham! Num local governado por gente honesta e competente! Num local com pessoas alegres e motivadas!


O que gostaria de fazer, que ainda não conseguiu fazer, mas que vai fazer?

Ter mais disponibilidade para investigação e aumentar a produtividade científica. Conseguir melhorar a articulação entre docência, investigação e extensão. Um bom Professor Universitário deve ser também um bom investigador. Por outro lado, a Universidade tem de estar virada para o exterior pelo que tudo o que possamos fazer, para mostrar o nosso trabalho e contribuir com ele para a melhoria de vida da nossa sociedade, nunca é demais.

Sem comentários:

Enviar um comentário